/ #Ferramentas 

Editores de Texto para Programar

Geralmente, escrevemos o código dos nossos programas em um ou mais arquivos de texto. Embora você possa fazer isso em qualquer editor de texto, há alguns editores com recursos muito úteis, que podem nos ajudar a cometer menos erros e ser mais produtivos. No canal Python Café, no Youtube, publiquei um vídeo abordando 3 desses recursos e deixei como recomendação o editor de texto Atom, ensinando onde baixá-lo e sugerindo uma configuração inicial. Caso ainda não tenha visto ou queira revisar, deixo o vídeo aqui para você assistir.



Uma Tríade Moderna

O Atom é um editor de texto gratuito e de código aberto (Open Source) desenvolvido e mantido pela equipe do Github e com versões para Windows, Mac OS X e Linux. Eu, particularmente, gosto dele por ser simples de usar, ser constantemente atualizado e ter um sistema de gerenciamento de pacotes que me permite adicionar novas funcionalidades facilmente ao editor, além de ter um visual bem moderno. Ele se apresenta como um editor hackeável, que permitiria um alto grau de personalização, mas ao mesmo tempo viria já pronto para uso, sem afastar usuários menos experientes. Como eu disse no vídeo, esse é o editor que eu uso atualmente, mas você não precisa usá-lo se não quiser. Assim, vou deixar o link para outras sugestões que com certeza você vai ouvir falar se for procurar por editores de texto. Fique à vontade para testá-los e identificar o que melhor se adequa a você.


Exemplo  de tela do editor Atom
Figura 1: Atom

Em 2013 antes de conhecer o Atom, eu utilizei o editor Sublime Text por um tempo. Foi o primeiro editor com um visual mais moderno que eu tive contato. O Sublime também é um editor multiplataforma e você pode desenvolver novas funcionalidades para ele escrevendo plugins em Python! Contudo, ele é um editor de texto pago. É permitido utilizá-lo gratuitamente para testes por tempo indeterminado, mas eu não acho justo utilizá-lo indefinidamente como se fosse gratuito sem ter a intenção de adquirir uma licença. Por conta disso, quando encontrei o Atom, que tinha uma proposta similar, migrei para este.


Exemplo  de tela do editor Sublime Text
Figura 2: Sublime Text 3

Um terceiro editor de texto que você pode querer conferir é o Visual Studio Code. Ele também é gratuito, de código aberto e multiplataforma, além de ter um visual parecido com o Atom e o Sublime. Contudo não tenho como opinar sobre ele, pois utilizei muito pouco em uma versão mais antiga. As primeiras versões do Atom eram lentas e consumiam muita memória do computador, então o Visual Studio Code era uma alternativa gratuita. No entanto, com o ritmo de atualizações frequentes do Atom, ele se tornou melhor e mais rápido. Recentemente, ouvi algumas recomendações de amigos sobre o Visual Studio Code, então talvez eu volte a testá-lo em um futuro próximo. Fica aqui a sugestão para você.


Exemplo de tela do editor Visual Studio Code
Figura 3: Visual Studio Code


Clássicos e Eternizados

Fazendo uma busca na internet, você certamente vai ouvir falar de outros dois editores de texto cujas comunidades travam um embate eterno para saber quem é o melhor. Um deles é o Vi ou Vim e o outro, o Emacs. Ambos são editores mais antigos, muito poderosos e altamente personalizáveis. Contudo, a curva de aprendizagem deles é um pouco alta, você deve investir um tempo para aprender a usá-los bem. A ideia deles é ser o seu editor de texto definitivo com atalhos e recursos configurados especialmente para você (e por você!), de modo a aumentar a sua produtividade e minimizar o uso do mouse. Sistemas Linux e OS X costumam já vir com o Vi instalado, acessível pela linha de comando.


Exemplo de tela do editor Visual Studio Code
Figura 4: Vim — fonte da imagem: Quora


Exemplo de tela do editor Visual Studio Code
Figura 5: Emacs — fonte da imagem: StackOverflow


Ambientes de Desenvolvimento Integrado

Talvez você já tenha interagido ou venha a interagir com uma ferramenta onde você pode escrever o código e executar os programas clicando em uns botões. Esse tipo de ferramenta é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado ou IDE (Integrated Development Environment). Uma bem conhecida para Python é a Pycharm, que é paga, mas possui uma versão de licença gratuita. Eu utilizo algumas IDEs quando programo em outras linguagens, por exemplo a CLion para C++, Android Studio em projetos para Android e Xcode em projetos para iOS, mas quando desenvolvo em Python, geralmente prefiro usar apenas um editor de texto e integrar alguns recursos de IDE ao editor.


Exemplo de tela da IDE Pycharm
Figura 6: IDE Pycharm


Não Seja Dependente da Ferramenta

Como eu disse no final do vídeo, esses editores são apenas ferramentas para ajudar você a ser mais produtivo no desenvolvimento de programas. Você não deve ser dependente deles! Não é a ferramenta que te permite pensar ou alcançar a solução para um problema.

E você, qual o editor de texto que mais utiliza e por que você gosta dele? Você pode enriquecer o conteúdo dessa página compartilhando essa informação com a gente!

Author

Hallison Paz

Sonhador | Engenheiro de computação - pretende explorar outros corpos celestes